terça-feira, 23 de março de 2010
ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS
GÁS NATURAL
O gás natural é encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas.
É a mais barato e menos poluente dos combustíveis fósseis, mas de mais difícil extracção. O gás natural é uma mistura de gases encontrado frequentemente em combustíveis fósseis, isolado ou acompanhado de petróleo. É uma mistura de compostos de hidrocarbonetos e de pequenas quantidades de vários não- hidrocarbonetos, existentes em estado gasoso ou em solução com petróleo bruto em reservatórios naturais subterrâneos. O maior componente do gás natural é o metano. Todo o hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído directamente a partir de reservatórios petrolíferos, incluindo gases húmidos, secos, residuais e gases raros. Situado em camadas subterrâneas sobre o petróleo, o gás natural também é extraído por torres de perfuração e canalizados em gasodutos.
Vantagens da utilização do gás natural:
- Baixo impacto ambiental
- Facil transporte e manuseamento
- É seguro
Desvantagens da utilização do Gás Natural:
- Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável,ou seja, é finito.
- O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
- Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a acumular-se nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
- Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigénio, poderá ser produzido monóxido de carbono que é altamente tóxico.
Alguns países produtores de Gás Natural:
- Brasil
- Estados Unidos
- Rússia
- Venezuela
- Canadá
CARVÃO
O carvão é uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituída maioritariamente por carbono. A exploração de jazidas de carvão é feita em mais de 50 países, o que demonstra a sua abundância. Esta situação contribui, em grande parte, para que este combustível seja também o mais barato.
Inicialmente, o carvão era utilizado em todos os processos industriais e, ao nível doméstico, em fornos, fogões, etc. Foi, inclusive o primeiro combustível fóssil a ser utilizado para a produção de energia eléctrica nas centrais térmicas. Refira-se que, em 1950, o carvão cobria 60% das necessidades energéticas mundiais, mas actualmente esta percentagem sofreu uma redução significativa. Nos dias de hoje, devido ao petróleo e seus derivados, deixou de ser utilizado na indústria, com excepção da metalúrgica, e do sector doméstico. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas disponíveis durem para os próximos 120 anos.
O principal problema da utilização do carvão prende-se com os poluentes resultantes da sua combustão. De facto, a sua queima, conduz à formação de cinzas, dióxido de carbono, dióxidos de enxofre e óxidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combustão dos restantes combustíveis fósseis.
Vantagens da utilização do carvão:
-Barato;
-Fácil obtenção.(nos E. U. e na Rússia)
Desvantagens da utilização do carvão:
-Requer controlos de alto custo de poluição do ar (por exemplo mercúrio, dióxido de enxofre);
-Contribui significativamente para a formação de chuva ácida e para o aumento do aquecimento global;
-Requer o sistema extensivo de transporte.
PETRÓLEO
O petróleo é um recurso natural abundante, porém a sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo.
Vantagens da utilização do Petróleo:
- Mais fácil de ser obtido do que o carvão. O petróleo é obtido através da perfuração de um poço, enquanto que o carvão necessita de uma maior estrutura, revolvimento de grande quantidade de terra e mão de obra;
- Mais fácil de transportar e armazenar;
- Dele pode ser extraída uma infindável quantidade de derivados.
Desvantagens da utilização do Petróleo:
- Desigual distribuição de fontes produtoras;
- Produz muita poluição atmosférica;
- As estimativas apontam para uma exaustão das jazidas.
ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear é produzida através das reacções de fissão ou fusão dos átomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia eléctrica. A fissão nuclear utiliza o urânio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustível e consiste na partição de um núcleo pesado em dois núcleos de massa aproximadamente igual. Ainda que a quantidade de energia produzida através da fissão nuclear seja significativa, este processo apresenta problemas de difícil resolução.
Reacção de fusão nuclear usando núcleos de Deutério e Trítio
Desvantagens da utilização da energia Nuclear:
-Perigo de explosão nuclear e de fugas radioactivas;
-Produção de resíduos radioactivos;
-Contaminação radioactiva e
-Poluição térmica.
Vantagens da utilização da energia Nuclear:
-A operação normal de um reactor nuclear não conduz à libertação de gases poluentes para a atmosfera;
-Existem jazidas de combustíveis que permitem a operação das centrais nucleares durante muitos anos;
-É uma energia de baixo custo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
boa
ResponderEliminar